Cotidiano Serelepe

Surpresas e sustinhos da minha vidinha sem-sal

domingo, agosto 19, 2007

Só um comentário. Beeem grande.

É raro acontecer porque passa tarde demais, só que eu gosto de assistir Altas Horas. Ontem eu fiz um esforço porque Sandy e Júnior, a dupla que não é mais, estaria lá e eu gosto deles. Ela é enjoadinha e, particularmente, preferia a voz dos tempos de 'Vivo per Lei', quando ela só sabia técnica de respiração e não ficava forçando a extensão vocal, mas ele é excelente músico e ambos são competentes e primam pela qualidade.
Bom, ontem, um dos temas do programa foi o uso do 'internetês' e os famosos presentes tinham que tecer seus comentários contra ou favor do uso desse troço. Antes, porém , passaram um VT com opiniões de gente gabaritada, entre eles Sírio Possenti, um linguísta de destaque no meio e um Prof Dr da USP que eu esqueci o nome agora. Respectivamente um a favor, outro contra. Os famosos se manifestaram e eu fiquei esperando a estudante do 2º ano de Letras, Sandy, expressar-se.
Lastimável. Se tem uma palavra pra definir, é essa! Começou chamando os Prof de 'caras' e seguiu defendendo o internetês como necessidade de expressão dos jovens por uma exigência da velocidade da comunicação, mas o pior mesmo foi ouví-la dizer que 'o Português é uma língua velha'. Que raiva deu daquela menina, meupai! Ela nunca vai pra sala de aula corrigir uma redação, ela nunca vai fazer entrevista escrita para um emprego de operadora de tele-marketing e, definitivamente, ela é péssima em oratória! Mas o que irrita mesmo é o arzinho de 'modernidade' hipócrita. Afinal, foi essa língua velha quem lhe disse que a tranquilidade era uma quimera quando ela escreveu 'As Quatro Estações'. Ou não foi?
Ninguém perguntou, mas minha opinião é a seguinte: o internetês não pode ser considerado uma evolução do português porque não é usado por toda a população, em todos os âmbitos sociais, em todas as situações. Não vamos deixar de usar o português para usar o internetês. Ele é uma modalidade da modalidade escrita da língua e está para a escrita como as gírias estão para a modalidade oral. Ou seja, não é proibido, mas é preciso usar com cautela para que não se cometam gafes e é aí onde está o problema. Há quem tenha o dom da oratória e quem não o possua, mas salvo os mudos, todos falamos. Boa parte dos jovenzinhos, entretanto, não costuma ler, então escrever não é o forte da maioria. O medo dos gramáticos é que a escrita fique mais empobrecida pelo uso exacerbado do internetês, mas isso dependerá da informação que chegará aos usuários, se preconceituosa ou não. Mas é só minha opinião.
Obs: O texto aí embaixo está horrível, eu sei, mas relevem, certo? Eu não tava legal... E, só pra controle, o resto da semana foi tão ruim quanto o início, com a diferença de que eu me forcei sair de casa algumas vezes e a sorrir amarelo outras tantas. Espero que tudo passe.

3 Comments:

Blogger Marina Rebuá said...

Acho que o pior do internetês é quem escreve daquele jeito "amiguxês"... credo!
hehehe

bjos, moça!
E boa semana! ;)

8:52 PM  
Blogger rsm said...

Moça... A piadinha é velha e sem graça, mas tudo na vida é passageiro - menos o trocador e o motorista.
Não se apoquente que a vida melhora! Sempre! :)
Beijos, Raul!

11:42 PM  
Anonymous Anônimo said...



Internetês é um lixo... e quem usa mais? os adolescentes. Voce acha que ela seria burra o suficiente para chegar e dizer que é contra? E as miguxas q dolam ela??? Isso poderia ir de encontro com ux fãs.

Em ingles a coisa anda pior: leetspeek, ou 1337 ("leet" vem de "elite") onde a idéia é U5/\R L3TR45 3 NUM3R05 3 4t3 51MB0L05 P4R4 3SCR3\/3R. Veja na wikipedia...

10:59 PM  

Postar um comentário

<< Home