Cotidiano Serelepe

Surpresas e sustinhos da minha vidinha sem-sal

sexta-feira, dezembro 08, 2006

Eu acredito num mundo melhor

e nem sei o quanto custa! Jujux costumava falar assim sobre a inocência das pessoas. Eu estou lendo 'Grande Sertão: Veredas', do Guimarães Rosa e ele é todo sobre a inocência das pessoas e a simplicidade de seus sentimentos. Riobaldo é um jagunço que eu ainda não sei se finge ter medo ou coragem. O fato é que ele é eficiente, mas não quer chefiar ninguém. Outro fato é que ele é 'pegado de amizade forte' com Diadorim, a quem ele admira a firmeza e serenidade de tudo o que faz. Passa o tempo todo carregando o maior sentimento do mundo, sem poder declará-lo e culpando, sem culpa, a si mesmo. Eles dois, num grupo de jagunços, campeiam as veredas do Sertão a fim de fazer justiça pelas mortes de seus líderes e companheiros e, no caminho, vão observando a natureza das coisas, das pessoas e deles mesmos.
Pra quem lê, é uma delícia fazer isso em voz alta e descobrir a música das palavras do Rosa. Tantos termos regionais que até quem não tem sotaque, passa a ter. E tanta simplicidade... 'Grande Sertão: Veredas' é um livro que trata de gente e amor em pureza d'alma. As questões e soluções são tão óbvias que assustam e a gente percebe que a vida nossa também é assim: traiçoeiramente fácil e simples. É tanta 'bem querência' nos olhos de Riobaldo que é como se estivéssemos sentados ao pé dele, ouvindo suas histórias.Por isso é tão fácil se identificar, se transportar para perto das personagens e concordar com ele, num aceno de cabeça, "Viver é muito perigoso" e é mesmo!

1 Comments:

Blogger Marina Rebuá said...

Eu acho meio sem lógica qnd mandam a gte ler esses livros no segundo grau... Menino de segundo grau nao sabe de nada... mto menos apreciar uma boa literatura...

:**

1:19 PM  

Postar um comentário

<< Home