Cotidiano Serelepe

Surpresas e sustinhos da minha vidinha sem-sal

sábado, novembro 25, 2006

Sabe da última?

Então que na quinta eu estava caminhando apressadamente, pensando em voltar logo para casa e preparar minha bagagem, quando Ricardo ligou. A nossa tão acalentada viagem a Lençóis foi suspensa porque o Padre vai ter que fazer uma cirurgia de emergência. Pausa para digerir a idéia e refazer os planos para o fim de semana... Quase fiquei feliz por não viajar! Vou poder estudar pras provas com calma, preparar minhas duas aulas em paz...Pude fazer meu trabalho junto com parceirinho, digitar e entregar na calma. Escolhemos trabalhar nesta poesia de Ouibi Inaê Kibuko, um poeta marginal que faz parte do grupo Quilombhoje- Literatura, de São Paulo.


FORMA ARTIFICIAL


E o Café odiava o seu próprio Ser
por ser filho da noite
ter sabor diferente
e não poder ser tomado frio

E o Café não gozava o gosto de ser Café
de viver plenamente como um Café
sonhava e procurava um processo
para modificar sua aparência

E o Café ansiava ser o Leite
por este ser filho do dia
podendo ser degustado a vontade
gelado ou até sem açúcar

E o Café mirava-se nos espelhos dos rios
indagava a Omulu por quê carregava
tão pesado fardo? Pranteava, se agredia
e lamentava sua (vil?) existência

Pobre do Café! Por permitir que a frustração
a vergonha e o desalento...
sepultassem sua vivência


O Leite sentia mais orgulho de Si. Se enfeitava
e encantava-se com sua existência...
enquanto o café morria lentamente!


Mainha viajou para palestrar em mais um dos retiros da Igreja, o que significa que a casa é toda minha durante o fim de semana! Gosto de brincar de morar sozinha. Cuidar da casa, cozinhar pra mim, fazer programas de gente só... mas só de vez em quando. Ontem foi uma dessas vezes e eu fui à Sala de arte Alexandre Robato. Havia tempos eu queria ir lá, mas sempre fiquei envergonhada de ir sozinha, passar recibo, essas bobagens... Assisti a um documentário sobre a atuação de atores negors nas telenovelas brasileiras e a conclusão a que eu e parceirinho chegamos no trabalho só ficou mais forte. A autocomiseração é o que fortalece o preconceito. Depois voltei pra casa e estou aqui, pensando se vou ou não pra festa que me chamaram lá na facul.

1 Comments:

Blogger Marina Rebuá said...

fes-ta! fes-ta!
foi??

:**

10:39 PM  

Postar um comentário

<< Home