Cotidiano Serelepe

Surpresas e sustinhos da minha vidinha sem-sal

segunda-feira, abril 21, 2008

Datas Comemorativas

19 foi Dia do Índio e eu estou em Brasília, onde tem um museu inteiro dedicado a eles (que eu ainda não parei par olhar), mas onde rolou uma série de atividades voltada a seus interesses desde o dia 16. Ok, era isso o que estava na programação, mas eu fui no primeiro dia e , como disse a mainha, parecia 'coisa pra inglês ver'. Fora todo o falatório, foi lindo ver Assurinis, Kaiapós, Tikunas, Terenas assim bem de perto, falando cada um na sua língua, uma confusão retada! A melhor parte foi ouvir o hino Nacional em língua Kaiapó! Se eu já choro normalmente, imagine sob essas condições.
A Ngrêdjan, a estudante kaiapó que está conosco, encontrou alguns parentes lá e conseguiu um pouco de genipapo e urucum para pintar a Rose, que é terena, e quem mais quisesse. Inicialmente fiquei pensando se issso não seria muita cara-de-pau, já que nunca fomos na comunidade dela, não somos nada importantes para merecer pinturas, mas depois soube que ela não se imporrtou, então quis també. Foi o meu dia mais feliz desde que cheguei! Quis a minha pintura no rosto, do nariz até bem perto das orelhas. As fotos ficaram legais e assim que as tiver comigo coloco aqui.

Hoje é feriado e níver da cidade. Houve uma pequena discussão para que nós não tivéssemos aula para irmos ver as coisas na cidade. O problema foi o desencontro do horário: fomos pela manhã e a coisa mais legal que tinha pra fazer era ver o aberto de Vôlei, debaixo de um sol 'nordestino'! só que, quando saímos de casa, estava frio e como em geral fica frio a manhã toda, não pensamos de hoje ser um dia atípico. Resultado: voltamos pra casa apenas uma hora e meia antes da esquadrilha da Fumaça fazer a apresentação. tudo o que eu queria ver e, provavelmente, nunca mais vou poder. :/

O resto do dia foi assim mesmo: chato. só pra combinar com os outros.



ps: ando meio (inteira) cansada de escrever. pode ser que eu dê um tempo.


5 Comments:

Blogger Marina Rebuá said...

Quero ver as pinturas nos rostos!
E eu fico impressionada como as pessoas que moram aqui (pelo menos eu e quem eu conheço) nao ligam a mínima pra apresentação da Esquadrilha da Fumaça e quem é de fora acha um 'super-evento'... hehehe
Como diz o ditado, "santo de casa não faz milagre."

Bjos, querida!

12:47 PM  
Anonymous Anônimo said...

Querida,
Fico deveras feliz por você ter conseguido ver os índios de perto. Quanto ao incidente do desencontro do horário é normal, a esquadrilha de fumaça ainda tem duas datas históricas 7 setembro e 15 de novembro duas chances,
Beijos,
Sua Mamãe.

10:02 PM  
Blogger Kukla said...

Moro em BSB, se precisar ver algo mais que índio.
Adoro seu blog. Boa sorte sempre!

5:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

Sei que soará muito egoísta (e talvez seja mesmo), mas "pelamordedeus" (como diz minha Dinda) não deixa de escrever, não!

8:34 PM  
Blogger Thiago Augusto" said...

Hino em língua indígena? :O
Deve ficar massa né?

Espero as fotos, e por favor, coloque uma do 'antes' e uma 'depois'.

Leio você há muito tempo e ainda não a conheço! :O

Tem orkut?

12:27 PM  

Postar um comentário

<< Home