Cotidiano Serelepe

Surpresas e sustinhos da minha vidinha sem-sal

quinta-feira, maio 04, 2006

Divas

Esta semana na Sessão da Tarde, eu assisti, pela milionésima vez, a cena em que a Toula ajeita a roupa cor-de-rosa em 'Casamento Grego'. Era nesta cena que começava a minha identificação com ela numa época de minha vida em que eu me sentia um ET; uma coisinha esquisita e fora de seu ambiente, tentando uma adaptação frustrada. A memória da gente é incrível... Lembrei de 'Noiva em Fuga', uma comédia romântica inofensiva que me fazia ter crises de choro. Tudo porque a Meg não sabia exatamente como gosta de comer ovos, apesar de jurar que sim. Eu morria de medo de ser como ela e que o medo da solidão, sem que eu percebesse, me transformasse numa folha em branco, pronta para receber impressões alheias. Sempre tive medo de ser igual demais.
Sobre os medos, Bridget sempre foi meu fantasma pessoal, desde que li seu 'Diário...'! Ainda assusta me imaginar com mais de trinta anos, descabelada e sozinha em casa num sábado à noite, tomando sorvete em cima na minha cama enoooome, ouvindo 'All by Myself', mas eu sei que isso não vai acontecer! Não vai, não vai!
A última vez que ''me vi'' no cinema foi nas atitudes da mamute da 'Era do Gelo 2' ! Não ria não, porque ela é maravilhosa tá?! Acompanhe meu raciocínio: primeiro, ela não tinha ciência de seu potencial até encontrar um semelhante. Eu também. Daí tem uma fala brilhante: "Mamutes, se arriscam demais só porque são grandes. Parecem que não têm medo de morrer.'' Ou é qualquer coisa parecida com isso... o fato é que, diante de uma situação de perigo, ela retrocede porque conhece seus limites. Fora a inteligência, ela também é engraçadinha e teimoooosa, adorei esta mamute!
Creio que identificação com personagens é uma coisa normal, é como se identificar com aqueles que nos cercam. A diferença é que, no cinema, somos "obrigados" a prestar atenção às pessoas, pois teoricamente aquele será nosso único contato com suas vidas. Durante a Sessão da Tarde eu fiquei pensando que eu não tenho mais a Fatoula Portokallos, nem a Meg Carpinter dentro de mim e que a Bridget Jones já está procurando outro imóvel nos classificados! Cada dia que passa minha folha de papel está mais cheias de impressões e é ótimo perceber que elas são minhas, mesmo que tenham sido fruto da convivência com outros meio-iguais.